A operadora de telefonia norte-americana AT&T passou a disponibilizar para os desenvolvedores as ferramentas necessárias para desenvolver aplicativos e serviços que permitirão aos usuários usarem a voz para se comunicar com smartphones, televisão e outros aparelhos digitais. O anúncio feito por John Donovan, vice-presidente executivo sênior da empresa, neste mês.
A base para a novidade é o serviço de reconhecimento de fala WatsonSM, desenvolvido pela operadora. De acordo com o executivo, o WatsonSM já foi utilizado em aplicativos como YPMobile, correio de voz para texto, entre outros.
O planejamento da companhia é que, em junho, sejam lançadas várias interfaces de programação de aplicativos (APIs) AT&T WatsonSM Speech – disponíveis para Android, iOS e Windows Phone -, para que programadores possam ter acesso e assim criar novos apps e serviços munidos de recursos de transcrição e de reconhecimento de voz.
As primeiras APIs AT&T WatsonSM Speech terão como foco sete áreas: busca na web, busca local de empresas, perguntas e respostas, correio de voz para texto, SMS, guia de programação eletrônico U-verse, assim como uma API de ditado para uso geral de reconhecimento de voz.
Além das APIs, a empresa fornecerá aos programadores um kit de desenvolvimento de software (SDK) que pode ser usado para criar um software que capture as palavras faladas do usuário e as envie à rede para transcrição.