quarta-feira, 30 de maio de 2012

Desenvolvedores: AT&T liberará API de tecnologia de reconhecimento de fala

A operadora de telefonia norte-americana AT&T passou a disponibilizar para os desenvolvedores as ferramentas necessárias para desenvolver aplicativos e serviços que permitirão aos usuários usarem a voz para se comunicar com smartphones, televisão e outros aparelhos digitais. O anúncio feito por John Donovan, vice-presidente executivo sênior da empresa, neste mês.

A base para a novidade é o serviço de reconhecimento de fala WatsonSM,  desenvolvido pela operadora. De acordo com o executivo, o WatsonSM já foi utilizado em aplicativos como YPMobile, correio de voz para texto, entre outros.

O planejamento da companhia é que, em junho, sejam lançadas várias interfaces de programação de aplicativos (APIs) AT&T WatsonSM Speech – disponíveis para Android, iOS e Windows Phone -, para que programadores possam ter acesso e assim criar novos apps e serviços munidos de recursos de transcrição e de reconhecimento de voz.

As primeiras APIs AT&T WatsonSM Speech terão como foco sete áreas: busca na web, busca local de empresas, perguntas e respostas, correio de voz para texto, SMS, guia de programação eletrônico U-verse, assim como uma API de ditado para uso geral de reconhecimento de voz.

Além das APIs, a empresa fornecerá aos programadores um kit de desenvolvimento de software (SDK) que pode ser usado para criar um software que capture as palavras faladas do usuário e as envie à rede para transcrição.

Microsoft completa migração do Hotmail para o Outlook.com

Em julho de 2012, a Microsoft lançava o Outlook.com, novo serviço de email gratuito com interface Metro e integração com redes sociais. Ho...