O Facebook anunciou na última quarta-feira (9/05) o lançamento de sua loja de aplicativos, que exibirá os programas desenvolvidos para a plataforma ou que estejam vinculados à conta do usuário na rede social. A loja será acessível pelo navegador ou pelos sistemas iOS e Android e, segundo a empresa, deverá ser liberada para todos nas próximas semanas.
Praticamente todo SO moderno possui uma central de aplicativos, seja ele móvel como os já citados iOS e Android ou o Windows Phone e o BlackBerry, ou não, como o OS X e o Windows 8. Portanto, por que o Facebook também quer ter um? As pessoas, afinal, já jogam Farmville quando estão na rede social ou utilizam aplicativos que se sincronizam a ela, como o Spotify e o Pinterest.
O App Center do Facebook, no entanto, será um pouco diferente dos concorrentes. Como Refe Needleman, do portal CNET, pontuou, sua principal motivação não será a venda de aplicativos, mas a promoção da rede social como uma plataforma em geral, transformando-a em um centro para softwares que contribuem para a interação com amigos.
De acordo com o comunicado publicado no blog oficial, o App Center será um lugar para os usuários encontrarem programas de alta qualidade, verificarem sua reputação, ajudarem na avaliação e, se for o caso, comprá-los. Na versão móvel, ele direcionará o internauta para a App Store, do iOS, ou o Google Play, do Android, se ele optar por um programa vinculado ao Facebook, mas disponível para download apenas nessas duas lojas.
Isso dará ao catálogo de aplicativos da rede social um melhor acabamento, pois será possível classificar os softwares e procurar informações detalhadas antes de permitir seu acesso a dados do perfil. No momento, os usuários são importunados por milhares de extensões, que formam um terreno caótico dentro da plataforma.
Por exemplo, se você clicar em um link do Washington Post Social Reader, verá imediatamente uma caixa em que o app pede seu consentimento para acessar informações pessoais, sendo que só se autorizar você poderá utilizá-lo. Porém, não há como saber se as pessoas gostam do programa antes de seguir em frente, de modo que sua decisão será baseada apenas nas permissões solicitadas. Isso é uma das coisas que o App Center pretende mudar.
O ponto positivo para desenvolvedores é que eles poderão promover seus aplicativos móveis, inclusive os pagos. Atualmente todos os programas para o Facebook são gratuitos, embora possuam complementos pagos dentro deles.
No final das contas, a rede de Mark Zukerberg tem pouco a perder com a novidade. Quanto mais usuários o Facebook possuir, mais informações ele obtém, mesmo que o acesso seja feito via um aplicativo de terceiro. O App Center nada mais é que incentivo para que os desenvolvedores vinculem suas criações à plataforma, pois terão a nova loja para ajuda-los na divulgação.
Fonte: IDGNOW!