terça-feira, 15 de maio de 2012

Microsoft e Governo assinam protocolo de cooperação para a cibersegurança

A tecnológica Microsoft Portugal anunciou hoje que assinou um protocolo de cooperação com o Governo português para a cibersegurança, que prevê "capacitar as entidades públicas nacionais que operam" na área da segurança na Internet.

Este acordo, refere a Microsoft em comunicado, "visa desenvolver atividades específicas para entidades do Governo e da administração pública, com base na partilha de informação, formação técnica e inclusão em fóruns internacionais de discussão da temática de segurança no ciberespaço".
Os recentes ataques conhecidos na Internet a nível mundial e nacional "são demonstrações claras de que a defesa cibernética passou a ter um protagonismo sem paralelo na estratégia global defesa dos Estados e um impacto altamente relevante na presença online das instituições públicas na proteção dos dados confidenciais e privados que lhes foram confiados", refere o diretor da Microsoft Portugal para o setor Público, Paulo Fernandes, citado no comunicado.
"Sinal claro da importância do tema é o facto de a União Europeia e a NATO incluírem na sua agenda de prioridades ações específicas para o tema da cibersegurança", adianta a mesma fonte.
Segundo a multinacional, o acordo "vai permitir a ligação direta do futuro Centro Nacional de Cibersegurança, cuja implementação está a ser liderada pelo Gabinete Nacional de Segurança, ao centro da Microsoft na luta contra o cibercrime, a Digital Crimes Unit [DCU]".
Esta unidade dedica-se ao apoio no combate ao crime através de meios digitais, como é o caso do spam, malware, pirataria informática e exploração/pornografia infantil.

Fonte: Diáriodigital

Microsoft completa migração do Hotmail para o Outlook.com

Em julho de 2012, a Microsoft lançava o Outlook.com, novo serviço de email gratuito com interface Metro e integração com redes sociais. Ho...