Enquanto a grande maioria dos aplicativos do Windows já tem suporte a 32 e 64 bits, alguns deles ainda necessitam de um sistema que entenda programas em 16 bits, algo que era nativo até o Windows XP. Hoje a Microsoft revelou que no Windows 8 esse suporte será restaurado, ao menos em uma das versões do sistema.
Aplicativo de clima no Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)
A conta BuildingWindows8 no Twitter, controlada pela Microsoft, respondeu a um usuário que “é possível rodar aplicativos de 16 bits no Windows 8 de 32 bits”, mas também disse que a versão de 64 bits do futuro SO não vai incluir essa opção “por uma variedade de razões”.
Em meados de 2004 a Microsoft já havia dito que o suporte a aplicativos de 16 bits era algo que a empresa planejava manter em futuros sistemas depois do Windows XP, principalmente devido a aplicações de usadas em transações financeiras que necessitam desse suporte. Mas no Windows Vista e 7 essa funcionalidade foi retirada, fazendo com que os usuários recorressem a alternativas como o Dosbox e máquinas virtuais.
Agora a Microsoft parece que vai manter a promessa, com um pequeno atraso de apenas 8 anos. E apenas no Windows 8 de 32 bits.
Via Neowin
Fonte: Boa Informação