Há apenas dois anos no catálogo de produtos da Microsoft, o Skype foi a estrela da apresentação da companhia na feira de tecnologia CeBIT, que começou hoje (5), em Hannover (norte da Alemanha).
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Kevin Turner, chefe de operações da Microsoft |
Kevin Turner, COO (chefe de operações) da Microsoft, falou por meia hora sobre as estratégias para 2013. O executivo mirou suas apostas em produtos que rodam nas nuvens (com armazenamento on-line) e em dispositivos móveis (como o tablet Surface).
A declaração foi dada um mês após Bill Gates, presidente do conselho da Microsoft, vir a público dizer que o ritmo de inovação da companhia nos últimos anos foi insatisfatório, e que a empresa havia cometido erros em sua estratégia inicial para os aparelhos móveis.
"Estamos embarcando na ideia de mudar de maneira radical a companhia, já que queremos nos transformar em uma empresa de serviços e dispositivos", afirmou Turner hoje.
Nos últimos meses, outras gigantes da tecnologia têm adotado discurso semelhante, voltado cada vez para serviços --caso da Dell, que usou seu evento anual, em dezembro, para reposicionar a marca.
Turner destacou o desempenho do Skype, comprado em 2011 por US$ 8,5 bilhões.
Segundo ele, um terço do tráfego telefônico do planeta passa hoje pelo Skype. Além disso, mais de 280 milhões de usuários usam o serviço por cem minutos ou mais todo mês.
O Skype foi criado em 2004 pelos mesmos desenvolvedores do software de compartilhamento de arquivos Kazaa. À época, o Kazaa, uma espécie de herdeiro do Napster, era visto pelo mercado como fonte de pirataria digital.
Fonte: Folha de S. Paulo