sábado, 20 de abril de 2013

Não culpem o Windows 8 pela queda nas vendas de PCs, diz analista


Não culpe o Windows 8 pela queda nas vendas de computadores, pede um analista de varejo na segunda-feira (15). "O problema não era o Windows 8, e sim os desafios de preço para as OEMs", disse Stephen Baker, do NPD Group, citando dados de vendas de varejo dos EUA que a empresa de pesquisas coletou no primeiro trimestre. "As pessoas querem dispositivos baratos de toque, e é aí que os dispositivos com Windows 8 não podem competir agora."

Apesar de a IDC e o Gartner terem informado na semana passada que as vendas de PCs nos EUA caíram 13% (e 10% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período em 2012), Baker disse que as vendas de varejo eram essencialmente lineares. E em vez de culpar o Windows 8, como a IDC fez na semana passada pelos números ruins, ele disse que as vendas lentas foram resultado de uma falta de aparelhos touch a preços aceitáveis pelos consumidores.

Até os preços caírem, disse Stephen, máquinas com Windows 8 continuarão lutando. Esses preços não têm de estar abaixo do normal, mas devem ser menores do que são atualmente. "Eles não precisam estar todos na mesma faixa de preço de 400 a 500 dólares", disse Baker sobre PCs com touch screen. Os consumidores veem valor no toque, e estão dispostos a pagar mais por isso. Só não tanto quanto estão cobrando atualmente.

"Eles têm que abaixar 100, 150 dólares", disse Baker. "Numa média de 600 dólares, há espaço para produtos decentes na faixa dos 450 a 500 dólares”.  Stephen também apontou que, quando os varejistas ofereceram 100 dólares de descontos em PCs com toque habilitado no final de fevereiro e início de março, as vendas aumentaram.

Reforçando sua visão de que o Windows 8 não foi a principal razão para os problemas do mercado de PCs está o fato de que a Apple também teve vendas estáveis nos EUA. A empresa foi tão afetada pela concorrência de tablets baratos com toque - incluindo seus próprios iPad e iPad Mini - como foram os PCs com Windows. "O mercado está plano, e ninguém está superando os outros", disse ele, incluindo a Apple em seu discurso.

Fonte: IDG NOW!

Microsoft completa migração do Hotmail para o Outlook.com

Em julho de 2012, a Microsoft lançava o Outlook.com, novo serviço de email gratuito com interface Metro e integração com redes sociais. Ho...