terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nero 11: renovado, mais leve e rápido

O conhecido software de gravação que leva o nome do imperador romano acusado de incendiar Roma, Nero, chega a sua décima primeira versão buscando recuperar o apresso dos usuários que se distanciaram um pouco após considerarem o Nero 10 como uma suíte de aplicativos muito pesada ao sistema.


Nero 11

Apesar de ter nascido como um software exclusivamente voltado para a gravação de conteúdo em mídias físicas (CD’s), como citado no parágrafo anterior, a Nero (antiga Ahead Software – fundada em 1995) evoluiu sua oferta para um pacote de aplicativos multimídia buscando atender todas as necessidades dos usuários nessa linha. Abaixo você confere um gráfico da evolução do Nero como simples software de gravação para uma suíte completa de soluções multimídia.


Evolução do Nero

No pacote do Nero 11 temos o BackItUp, Burning ROM, ControlCenter, Cover Designer, Express, Recode, RescueAgent, SoundTrax, Video, WaveEditor e o novo Nero Kwik Media. O Burning ROM será abordado por último e de maneira um pouco mais profunda por ser o carro chefe do pacote, e por esse motivo, ganhou direito a alguns testes comparativos.

Iniciamos pelo mais recente produto, o Nero Kwik Media, que ao ser iniciado executa uma varredura em busca de imagens, vídeos e arquivos de áudio nas principais pastas do perfil do usuário, permitindo selecionar as pastas que serão acrescentadas ou retiradas. Trata-se de um MediaBrowser que é um mixto de Windows Media Center e iTunes, sendo possível através dele ter acesso rápido aos seus arquivos multimídia, permitindo a criação de playlists ou acesso rápido para a gravação em uma mídia física. A nova ferramenta também permite sincronizar os arquivos entre os diversos dispositivos do usuário, PC, tablet ou smartphone, imitando o conhecido serviço da Apple, e outra vantagem é que poder ser baixado gratuitamente no site da Nero.

O Nero BackItUp ou LIVEBackup, como o nome indica, é uma ferramenta para facilitar a criação de cópias de segurança de todos os arquivos ou até mesmo o sistema inteiro, com opções manuais ou backups automatizados. O BackItUp está bem acompanhado pelo Nero RescueAgent, uma ferramenta muito útil naqueles momentos em que um arquivo é excluído por engano, e oferece dois tipos de varredura, rápida e completa, buscando restaurar uma cópia perfeita do arquivo encontrado na mídia interna ou externa.

O novo Nero também busca satisfazer as necessidades dos usuários que realizam edição de áudio e vídeo, ao todo são quatro ferramentas; Nero SoundTrax e WaveEditor para se trabalhar com áudio, Recode e Video para os vídeos. Enquanto no WaveEditor se pode fazer a gravação ou edição de determinado áudio, o SoundTrax o complementa oferecendo opções de mixagem. Já na parte do vídeo, o Recode é capaz de realizar a conversão de um vídeo para diversos formatos, e pode até mesmo fazer a extração de do conteúdo de uma mídia de DVD, sendo que o Nero Video faz o papel inverso, transformando um projeto de edição de vídeo em arquivos para serem queimados em uma mídia física, com um grande destaque, permite a importação de projetos já iniciados no Windows Live Movie Maker para a adição de diversos efeitos que enriquecerão a filmagem mais caseira.

Após preparar seu projeto, quer seja uma mídia com backup de arquivos diversos ou do sistema do PC de trabalho, um CD musical, ou um DVD ou Blu-ray com o filme de suas últimas férias, o pacote do Nero 11 traz outra ferramenta útil para aqueles que gostam de manter uma maior organização. Trata-se do Nero Cover Designer, com o qual podemos criar as capas e adesivos para os CDs, DVDs ou mídias azuis (BD) de maneira muito prática, bastando escolher uma imagem e os textos.

Finalmente, temos o Burning ROM, o núcleo do pacote Nero 11, trazendo a tecnologia Nero SecurDisc 3.0 com verificação de superfície para ajudar a proteger o disco ainda que esteja riscado ou deteriorado, prolongando seu tempo de vida útil. Mas o grande golpe para a Nero veio com as últimas versões e seu grande peso ao rodar mesmo nos sistemas mais robustos, e é essa mancha que a versão 11 pretende apagar da mente dos usuários.

Testes de desempenho

Para provar se o Nero 11 realmente está mais leve realizamos alguns testes com outros dois aplicativos de gravação, Ashampoo Burning Studio 11 (uma suíte concorrente, também paga), e CDBurnerXP 4.4 (aplicativo gratuito em versão portátil – que não precisa ser instalada). A plataforma de teste não poderia ser melhor (para esse tipo de avaliação), nada de Core i7 com SSD e gravador de Blu-ray, mas um modesto ION PC com processador Atom 330 dual core rodando a 1.6 Ghz, com 4GB de memória DDR2, um HD de 160GB e um gravador de DVD, tudo sob o Windows 7 na versão de 64 bits. Todos os testes foram realizados com a velocidade de gravação setada em 8x.

Os resultados são bem claros, a equipe de desenvolvimento da Nero conseguiu dar novo folego a sua suíte de aplicativos para edição e gravação de conteúdo multimídia, tornando o carro chefe do pacote muito mais rápido e leve, consumindo pouco processamento e memória do sistema, com destaque para os valores tão baixos no consumo da CPU, quase igualando um aplicativo com muito menos recursos, como é o caso do CDBurnerXP, e com um consumo de memória de apenas 1/3 em comparação com o seu principal concorrente no mercado, o Ashampoo Burning Studio 11.

Conclusão

O Nero 11 demonstra que merece um novo voto de confiança, traz no pacote ferramentas já conhecidas e melhoradas, além de outras novidades também muito bem vidas, o lado positivo é a interface de todas as ferramentas, que buscam facilitar ao máximo a vida dos mais leigos usuários, por outro lado, o preço pode ser um fator impeditivo para alguns, mas se levarmos em conta o que o pacote completo oferece, não chega a ser um fator negativo, ainda mais existindo a possibilidade de comprar cada uma das ferramentas em separado e em surgindo a necessidade de adquirir outra, o Nero ControlCenter permite gerenciar a instalação do serial de um produto adicional.

Aqui ainda vale uma importante observação. Que o Nero melhorou, é inegável, mas nesse momento em que o youtube reina absoluto como hospedeiro dos mais diversos vídeos (principalmente caseiros), quando temos diversos serviços de galerias de imagens online (como picasa e outros), além do iCloud da Apple e o Google Cloud apontarem claramente a tendência, tudo na nuvem, chega a ser intrigante que as ferramentas Nero ainda não façam uma ligação direta com quaisquer desses serviços. Quem sabe a próxima versão já não esteja nos reservando um “Nero Cloud”. O Nero Kwik Media pode ter sido o primeiro passo.


Nero 11 e Nero 11 Platinum

Fonte: ForumPCs

Microsoft completa migração do Hotmail para o Outlook.com

Em julho de 2012, a Microsoft lançava o Outlook.com, novo serviço de email gratuito com interface Metro e integração com redes sociais. Ho...