sexta-feira, 6 de abril de 2012

Para enfrentar Google Maps, Microsoft investe em projeto open source

Gigante tem contribuído decisivamente com o OpenStreetMap e, inclusive, contratou seu fundador para ajudá-la a melhorar o serviço de mapas do Bing.

Uma das áreas em que a Google está muito à frente da Microsoft é na de mapeamento – o Google Maps é o serviço dominante da Internet. A gigante dos softwares, porém, está investindo no setor ao mesmo tempo que esconde o jogo. Como? Ajudando no desenvolvimento do projeto de código aberto OpenStreetMap.
O serviço funciona à semelhança da Wikipedia. A fundação responsável por sua construção depende dos voluntários para levá-lo adiante – já são mais de 500 mil envolvidos. Os dados são liberados gratuitamente tanto para os usuários quanto para empresas.
Segundo reportagem recente do periódico New York Times, pequenos sinais de sucesso estão aparecendo. Uma série de companhias tem desistido do Google Maps por causa das altas taxas cobradas, substituindo-o pelo serviço open source. A rede social Foursquare, por exemplo, é uma das que migraram, além do iPhoto, o software de gerenciamento de fotos da Apple.
Leia mais: Google e Microsoft procuram algo para mudar o jogo das buscas
Nos bastidores, é a Microsoft que age. O fundador do projeto, Steve Coast, apesar de não tê-lo abandonado, foi contratado pela companhia como principal arquiteto do Bing para dispositivos móveis. Em novembro de 2010, quando anunciou a novidade, ela disse que Coast “melhoria a experiência com mapas para clientes e parceiros, e lideraria os esforços para unir o OpenStreetMap a outras iniciativas de código aberto.”
O executivo estaria trabalhando para tornar mais simples a tarefa de obter e usar informações do OpenStreetMap. De acordo com a mesma matéria do New York Times, a Microsoft já teria doado “valiosos dados” para o serviço, que também é adotado pelo Bing.
Qualquer participação que o projeto tomar do Google Maps será bom para a Microsoft, considerando sua ligação com ele. Por enquanto, a companhia de Mountain View se mantém líder incontestável: em fevereiro, 71% dos 92 milhões de norte-americanos que visualizaram mapas utilizaram seu produto, afirma o instituto comScore.

Fonte:  IDG Now!

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