sábado, 21 de abril de 2012

Por que a Microsoft comprou patentes da AOL?

Empresa lucrou US$1 bilhão com a venda de 800 patentes para a gigante dos softwares, mas por que a MS precisaria fortalecer seu massivo portfolio?

A AOL anunciou ontem (9/04) um acordo de venda de 800 patentes por 1 bilhão de dólares para a Microsoft, e é fácil entender por que a empresa queira lucrar com propriedades intelectuais. O que gera dúvida é o motivo do interesse da gigante dos softwares, e o que ela fará com esse portfolio.

A empresa de internet AOL é uma mera sombra do que já foi um dia. Houve um tempo em que a companhia era uma grande competidora do mercado de serviços online, antes que própria internet tornasse os serviços online obsoletos. A AOL se reinventou e conseguiu permanecer no jogo até agora, mas cairia muito bem a ela mais fluxo de caixa e uma valorização das suas ações.

Já falando sobre a Microsoft, os benefícios da empresa na compra não são óbvios. Nessa era de recorrentes processos por infração de patentes de propriedades intelectuais, o portfolio comprado e as licenças que serão concedidas pela AOL, certamente tem valor.

Entretanto é improvável que a Microsoft tenha desembolsado 1 bilhão de dólares apenas para reforçar a sua massiva carteira de patentes. Pode ser que as propriedades adquiridas fossem de tecnologias que a fabricante do Windows estivesse buscando por razões estratégicas.

É possível que o interesse nesse portfolio em especial esteja relacionado com a Google, ou talvez com a aliança com o Facebook.

Rob Enderle, analista-chefe do Enderle Group, indica que a AOL era a rede social que precedeu o Yahoo e a empresa provavelmente detém diversas patentes importantes do avô das empresas online sociais - o CompuServe, que deixou de funcionar em 2009. As patentes adquiridas pela Microsoft podem ser usadas como reforço para o Facebook na sua guerra de patentes com o Yahoo.

Também é possível que algumas das 800 patentes possam ser úteis contra a principal rival da criadora do Bing: a Google.

"A Google se mostrou particularmente inapta quando se trata de patentes, sugerindo uma grande vulnerabilidade, por isso, espero que a Microsoft use sua nova carteira de patentes a curto prazo", afirmou Enderle.

Fonte: IDGNOW!

Microsoft completa migração do Hotmail para o Outlook.com

Em julho de 2012, a Microsoft lançava o Outlook.com, novo serviço de email gratuito com interface Metro e integração com redes sociais. Ho...